Em tópico anterior passei informações sobre o aumento do consumo do espumante nacional. Agora, vale transcrever os comentários e análises feitos pelo conhecido crítico de vinhos
Marcelo Copello em seu site Mar de Vinho, no dia 4 de dezembro deste ano:
"Morador de Copacabana, com vários morros nas proximidades, estou acostumado a ouvir um pipocar recorrente, que já faz parte do meu cotidiano. No fim de semana passado este som foi abafado por um espocar mais vibrante, o de 36 espumantes nacionais Brut, degustados às cegas. Este meu esforço é repetido há 9 anos, buscando prestar um serviço a meus leitores, que no fim de ano sempre me pedem recomendações de espumantes. Minha resposta é sempre a mesma “a melhor opção é o espumante brasileiro”.
Fico muito feliz de poder, por padrões exigentes, sem nenhum ufanismo ou favor, elogiar o vinho brasileiro.
Este ano avaliei às cegas, em taças do tipo tulipa, 36 bruts (os melhores estão relacionados abaixo). Ótimas novidades surgiram, mostrando que o vinho brasileiro continua evoluindo. Uma lamentável ausência foi o Cave Geisse, que por problemas de logística na vinícola não chegou a tempo da degustação. Vejamos abaixo os destaques da prova, as conlusões e o quadro geral de notas. Semana que vem volto com os rosados.
Borbulhas de elite (melhores de todos) • Valduga 130
• Valduga Gran Reserva Natura
• Marson Brut Champenoise
• Miolo Millésime
• Don Guerino Brut
• Fabian Brut
• Chandon Excellence
Melhores novidades• Don Guerino Brut
• Fabian Brut
• Gheller Gold Champenoise
• Cave Pericó Espumante Brut
• Dezem Brut Champenoise
Melhor compra até R$ 20• Marcus James Brut
Melhor compra até R$ 30• Don Guerino Brut
Melhor compra até R$ 40• Fabian Brut
• Gheller Gold Champenoise
Conclusões geraisAo provar tantos vinhos do mesmo tipo e origem juntos, pude comprovar alguns erros e acertos em comum:
- Muitos produtores exageram na adição de conservanmte (sulfuroso), que aparece nitidamente na hora da degustação.
- Muitos produtores erram ao buscar vinhos concentrados e acabam perdendo equilibrio, frescor e elegância.
- Como compra, no quesito “qualidade x preço”, o espumante brasileiro em geral ainda é imbatível em nosso mercado.
- Como faço esta mesma prova há 9 anos pude comprovar que a qualidade de muitos produtos se manteve elevada de forma consistente, com uma minoria que decaiu em relação a anos anteriores. Esta variação pequena demostra que o espumante nacional aos pouco vai chegando a uma maturidade em termos de estilo e qualidade.
- A conclusão final é que já temos massa crítica para poder generalizar dizendo sem medo que o “espumante brasileiro é
MUITO BOM”!
Abaixo, uma análise dos destaques :"
===============
===============
Por ser uma análise muito longa, com tabela, textos e fotos, não reproduziremos aqui. Leiam no próprio site em:
http://www.mardevinho.com.br/colunas/espumante-brasileiro-2009