|
| Autor |
Mensagem |
|
ivrac
|
Assunto do Tópico: Nº 15: Salton Brut Reserva Ouro Enviado: Sáb Dez 02, 2006 8:45 pm |
|
| Administrador |
 |
 |
Data de registro: Qui Fev 02, 2006 3:13 pm Mensagens: 1022 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
A VINÍCOLA
Em 1878, a Família SALTON, vinda da Itália, foi uma das primeiras a chegar ao Rio Grande do Sul e instalou-se numa localidade fundada com o nome de “Vila Izabel”, cidade conhecida atualmente como Bento Gonçalves.
No dia 25 de agosto de 1910, Paulo e seus irmãos Ângelo, João, Cezar, Luiz e Antônio Salton fundaram uma sociedade, com o nome de “Paulo Salton – Armazéns Gerais”, tendo como objetivo a comercialização de cereais, além de fiambreria e secos & molhados em geral.
Entretanto, com as mudas de vinhas, algumas trazidas da saudosa Itália pela própria família, tiveram uma adaptação muito boa ao nosso clima, pouco tempo depois mudavam de ramo, passando à cultura de uvas e à elaboração de vinhos, espumantes e vermutes, com a denominação social de “Paulo Salton & Irmãos”.
E, nesse ritmo, foi crescendo, acumulando patrimônio, vencendo concursos, levantando muitas vezes, prêmios de honra pela qualidade de seus vinhos. Sua fama foi crescendo e espalhou-se por todo o Rio Grande do Sul e por todo território nacional.
Localizada no extremo sul do País, a empresa logo se viu sem condições de atender aos constantes aumentos de pedidos. Assim, em 10 de Outubro de 1948, a Salton fundou uma filial, estabelecida na cidade de São Paulo. Atualmente, a matriz está localizada em Tuiuty, distrito de Bento Gonçalves e a Filial continua em São Paulo.
Durante estes anos, importou e aclimatou as melhores variedades de uvas para vinhos e, conseqüentemente, formou seus próprios vinhedos modelos, Tuiuty e Santa Lúcia (M.B.do Sul), 70 hectares no total, onde são aplicadas as melhores técnicas de cultivo e hoje servem como base de difusão vitícola, através da equipe agrícola, para os 550 fornecedores de uvas.
Paralelamente, investiu-se no que existe de mais moderno em equipamentos enológicos no mundo, como: as prensas pneumáticas, que extraem o suco da uva com extrema suavidade, preservando seus aromas primários; filtração do mosto a vácuo; centrífugas; baterias de tanques de aço inoxidável para estocagem dos vinhos; e a utilização intensa de frio para promover a baixa temperatura, tudo dentro de um ambiente esterilizado com nitrogênio, de forma a garantir vinhos frutados, e aromáticos, agradáveis e de cor intensa.
Na sua filial, a empresa também mantém uma performance excelente, produzindo um dos produtos principais da linha, o Conhaque Presidente, líder de vendas em vários estados no nosso país.
Assim, com mais de nove décadas de bons serviços, de anos difíceis e de muita luta, a Vinícola Salton firmou-se como uma das maiores vinícolas do país.
Os resultados positivos apareceram graças aos investimentos realizados nestes últimos anos, possuindo hoje uma tecnologia avançada, a qual permite a continuidade da qualidade dos seus produtos, que são conhecidos e consumidos nacionalmente.
O segredo de sua longevidade está intimamente ligado ao espírito empreendedor e sua filosofia base, que é a de elaborar produtos saudáveis e de alta qualidade.
Fonte: site do produtor.
O VINHO
Elaboração
Uvas: 60% Chardonnay, 20% Pinot Noir e 20% Riesling. O vinho foi fermentado e conservado em barris de 225 litros de carvalho novo norte-americano, meio tostado.
Características
Brilhante, tonalidade amarela clara, abundante desprendimento de pequenas borbulhas, espuma persistente, aromas de fermentos, pão torrado, baunilha. Sabor fresco, agradável, boa plenitude de boca e boa sensação após o consumo.
Temperatura de consumo
6ºC a 8ºC
Fonte: site do produtor.
IMPRENSA
Brasil é Ouro no Vinho
O Brasil conquistou a medalha de ouro entre os "espumantes" no Concurso Mundial de Bruxelas (Concours Mondial de Bruxelles), realizado nos dia 21, 22 e 23 de abril, em Lisboa (Portugal). Da vinícola Salton, o Salton Espumante Brut Reserva Ouro foi o vinho premiado.
Para saber mais : http://www.abaga.com.br/modules.php?name=Sections&sop=viewarticle&artid=4028
AVALIAÇÃO
“Espumante muito bom, com excelente relação custo x benefício. Tem coloração brilhante, as pequenas bolinhas são ricas e persistentes. Tem um rico aroma de fermentos (leveduras de espumante), lembra pão torrado e baunilha (sem ser adocicado). O sabor é muito agradável e refrescante.” 95 pts.
Vânia Predebon Nodari
Para saber mais: http://www.enoteca.com.br/index.php?id=163
_________________ "COMER SIN VINO, COMER MESQUINO." (Restaurante em Santiago, Chile)
|
|
|
 |
|
rodgama
|
Assunto do Tópico: Enviado: Ter Dez 05, 2006 11:26 pm |
|
| Membro Senior |
 |
Data de registro: Qua Mai 12, 2004 9:22 pm Mensagens: 1471 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
|
Comprado a 29,90 no Extra. Acho que o vinho é composto por 80% Chardonnay e 20% Riesling. Não possui PN no corte, o que o torna ainda mais interessante, na minha opinião.
Abs,
|
|
|
 |
|
ivrac
|
Assunto do Tópico: Enviado: Qui Dez 07, 2006 8:36 am |
|
| Administrador |
 |
 |
Data de registro: Qui Fev 02, 2006 3:13 pm Mensagens: 1022 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
|
Mas, rodgama, quem diz que o vinho possui 20% de Pinot Noir no corte é o próprio produtor. A menos que as informações no site do mesmo estejam desatualizadas.
_________________ "COMER SIN VINO, COMER MESQUINO." (Restaurante em Santiago, Chile)
|
|
|
 |
|
rodgama
|
Assunto do Tópico: Enviado: Qui Dez 07, 2006 10:36 am |
|
| Membro Senior |
 |
Data de registro: Qua Mai 12, 2004 9:22 pm Mensagens: 1471 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
|
Olhando novamente o contra-rótulo verifiquei que a composição declarada é mesmo de 80% Chardonnay e 20% Riesling. Portanto, sem PN no corte. Talvez no espumante elaborado pelo método tradicional haja PN, mas no charmat não tem.
Abs,
|
|
|
 |
|
rodgama
|
Assunto do Tópico: Enviado: Qui Dez 07, 2006 10:51 am |
|
| Membro Senior |
 |
|
De fato o site indica, como o Ivrac mencionou, o corte com Chard/PN/Riesling. Enviei um email a eles para solucionar a dúvida. Contudo, nada disso depõe contra o nosso escolhido, isso é apenas uma filigrana enófila
A fim de ilustrar aos que nos assistem do porque desta escolha, fiz um apanhado no site do produtor a respeito dos prêmios que o espumante em questão logrou receber somente no ano de 2006. Vejam que as premiações foram outorgadas por vários concursos prestigiadíssimos.
THE INTERNACIONAL WINE AND SPIRIT COMPETITION 2006 (LONDRES – INGLATERRA)
Medalha de Bronze
CHALLENGE INTERNATIONAL DU VIN 2006 (FRANÇA)
Medalha de Bronze
VINALIES INTERNATIONALES ENOLOGUES DE FRANCE – VINS DU MONDE 2006 (FRANÇA)
Medalha de Bronze
CONCOURS MONDIAL DE BRUXELLES – 2006 (LISBOA – PORTUGAL)
Medalha de Ouro
VINUS 2006 (MENDOZA – ARGENTINA)
Medalha de Prata
|
|
|
 |
|
ivrac
|
Assunto do Tópico: Enviado: Qui Dez 07, 2006 12:01 pm |
|
| Administrador |
 |
 |
|
|
Excelente complementação, rodgama. Mostra que o vinho saiu-se muito bem em cinco concursos internacionais, quatro deles na Europa. Por mais que se possa desconfiar de premiações em concursos, temos que convir que o Reserva Ouro granjeou uma boa reputação lá fora. Cabe a nós, agora, aqui no fórum, degustá-lo e tirarmos nossas próprias conclusões.
Quanto à composição, mesmo sendo uma "filigrana enófila", a confirmação será importante, a bem da precisão do que se informou na abertura do tópico. Aguardemos. E obrigado.
|
|
|
 |
|
rodgama
|
Assunto do Tópico: Enviado: Dom Dez 17, 2006 11:45 pm |
|
| Membro Senior |
 |
|
|
Primeiramente, ainda não recebi nenhuma resposta sobre a verdadeira composição deste espumante. Enviarei novo email.
Sobre o Reserva Ouro:
Visual: amarelo claro com tons dourados/esverdeados, muito límpido, formando uma coroa espessa e fugaz.
Olfativo: nariz vegetal (grama cortada), cítrico (maçã-verde e pêra), fresco. Notas florais muito discretas somente surgiram bem no final, com a temperatura por volta dos 10/11º C.
Gustativo: alta acidez a confirmar o frescor aromático. Forma uma mousse aerada de forma a encher a boca. Perlage bem fina e abundante, até demais para meu gosto. Sabor vegetal e final de boca ligeiramente amargo muito provavelmente aportado pela Riesling Itálico. Açúcar residual pequeno e perceptível com a temperatura mais alta (10/11C) quando foi possível identificar notas florais sutis.
Resumo: é um espumante para o verão, bastante refrescante. Não me agradou muito a Riesling, razão pela qual minha expectativa não foi correspondida. É diferente da maioria dos espumantes a que estamos acostumados, e por isso considero muito positiva a sua escolha.
Bom Natal e feliz Ano Novo.
|
|
|
 |
|
andred1972
|
Assunto do Tópico: Enviado: Seg Dez 18, 2006 3:02 pm |
|
| Membro Senior |
 |
Data de registro: Qua Out 19, 2005 1:29 pm Mensagens: 643 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Prezados(as),
Provei o vinho com vários outros em um evento do meu grupo. Transcrevo aqui o trecho que fala do Salton Brut Reserva Ouro:
andred1972 escreveu: Salton – Reserva Ouro Brut (Serra Gaúcha - Brasil) Elaborado com a proporção de 80% Chardonnay e 20% Riesling Itálico , é um vinho muito bem vinificado, bastante correto. Aromas um tanto neutros e simples (talvez em comparação com o Prosecco que provamos antes), e não muito intensos, de frutas, mas excelente acidez e um levíssimo amargor no final da boca (provavelmente proveniente da Riesling). Boa perlage, com bolhas bem delicadas. Um vinho gastronômico, que acho acompanharia muito bem ostras ou peixes delicados com acompanhamento leve. Graduação alcoólica: 11,5% . Bom: 14/20. Custo/benefício muito bom. R$ 24,90 {US$ 11.58} [Alipão]
[]s,
_________________ André Luciano Domingues
=======================
Simples Apreciador de Vinhos.
"Connoisseur é quem diferencia bom de mau vinho, e está apto a apreciar os diferentes méritos de diferentes vinhos." - André Simon, citado por Hugh Johnson.
|
|
|
 |
|
OC
|
Assunto do Tópico: Enviado: Seg Dez 25, 2006 11:42 am |
|
| Membro Senior |
 |
Data de registro: Dom Abr 18, 2004 11:27 am Mensagens: 941 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
|
Garrafa impecável.
Muito boa frescura, acidez e agulha. Igual ou mais agradável que os proseccos que andam por aí.
A mim me pareceu lembrar mais limonada suíça sem adoçar.
Muito bom para os 34°C que estava fazendo.
Bebido a 8-10°C em grandes goles.
_________________ Saudações,
OC
|
|
|
 |
|
ivrac
|
Assunto do Tópico: Enviado: Ter Jan 02, 2007 3:55 pm |
|
| Administrador |
 |
 |
|
OC escreveu: Muito bom para os 34°C que estava fazendo.
O que vem confirmar o acerto da escolha.
Bebi nesta passagem de ano, em companhia de amigos, inclusive por indicação minha, e a opinião geral, resumidamente, foi mais ou menos essa aí. Um bom custo/benefício.
|
|
|
 |
|
sommeliersalton
|
Assunto do Tópico: Re: Nº 15: Salton Brut Reserva Ouro Enviado: Qui Jan 07, 2010 7:12 am |
|
| Membro Novato |
 |
Data de registro: Seg Jan 04, 2010 9:22 am Mensagens: 1
|
Bom dia à todos. Me chamo Vinícius Santiago e sou Sommelier da Vinícola Salton. Com relação ao corte de uvas do Reserva Ouro, posto aqui um trecho da ficha técnica deste produto: "60% Chardonnay, 20% Riesling e 20% Pinot Noir. O mosto da uva foi extraído com prensa pneumática a baixa pressão. O mosto foi fermentado a baixa temperatura (máximo 17ºC) com fermentos selecionados. 20% do vinho foi fermentado e conservado em barris de 225 l de carvalho novo, norte americano tostado médio. Segunda fermentação: Tanques Herméticos (autoclaves). Tempo de fermentação: 1 mês a 13ºC. Tempo de contato com leveduras: 6 meses." Espero poder ter esclarecido o impasse. Qualquer dúvida sobre este e outros produtos, coloco-me à disposição através do e-mail: sommelier@salton.com.br ou do tel: (54) 2105-1044
|
|
|
 |
|
rodgama
|
Assunto do Tópico: Re: Nº 15: Salton Brut Reserva Ouro Enviado: Sáb Jul 03, 2010 11:28 pm |
|
| Membro Senior |
 |
|
|
Como diz o ditado, antes tarde do que nunca. Ainda que tenham se passado 3 anos, eis aí a confirmação oficial da composição deste ótimo espumante.
Abs
|
|
|
 |
|
ivrac
|
Assunto do Tópico: Re: Nº 15: Salton Brut Reserva Ouro Enviado: Dom Jul 04, 2010 11:02 am |
|
| Administrador |
 |
 |
|
|
Mas que baita satisfação a minha!!! Em primeiro lugar, por ver surgir uma participação neste fórum, outrora bem movimentado e que hoje, teimosamente, continua no ar... Em segundo lugar, por essa participação haver sido de um dos mais ativos e interessados membros, sem sombra de dúvida, um dos sustentáculos deste espaço virtual e co-fundador da CONCAVI - Confraria Carioca de Amigos do Vinho, que neste mês de julho chega ao sexto aniversário.
Tenho a certeza de que o Rodolfo afastou-se do nosso convívio por razões profissionais que o obrigaram, inclusive, a deslocar-se para um ponto longínquo do país. Mas, é uma alegria muito grande ler sua curta mensagem, que fez renascer a esperança de tê-lo por aqui outras vezes. E aí, meu caro rodgama? Grande abraço.
|
|
|
 |
|
rodgama
|
Assunto do Tópico: Re: Nº 15: Salton Brut Reserva Ouro Enviado: Ter Jul 06, 2010 1:14 am |
|
| Membro Senior |
 |
|
|
Como vai ivrac? Pois é, o bom filho a casa torna. Continuo aqui em Roraima e sem previsão de retorno num futuro próximo. Criou-me espanto ver o novo layout do fórum. Sóbrio e moderno. Gostei! De fato, o Reserva Ouro cai muito bem por estas pairagens, escaldantes, diga-se. E, se por um lado, neste mês comemoraremos o sexto aniverário da CONCAVI, por outro, comemorarei o oitavo de casamento hoje, com direito a menu especial e, claro, um bom vinho para acompanhar. Estou preguiçoso no que pertine a tomar notas de degustação, mas tenho bebido uns vinhozinhos bacanas por aqui, nada que a internet não me permita usufruir. Agora mesmo estou a espera de uma caixa de diversos vinhos (4 tintos e 2 brancos) comprados à WINE. Espero que cheguem até a noite para a comemoração, senão, já o plano B com um Indómita Reserva CS 2007 que, muito embora não seja digno da data, foi o que deu para comprar por aqui como um quebra-galho. Na medida do possível irei retornar ao fórum, aliás, já estou até abrindo um novo tópico.
Abs,
|
|
|
 |
|
ivrac
|
Assunto do Tópico: Re: Nº 15: Salton Brut Reserva Ouro Enviado: Ter Jul 06, 2010 11:20 am |
|
| Administrador |
 |
 |
|
Citação: Continuo aqui em Roraima e sem previsão de retorno num futuro próximo. Puxa, que coisa! E eu pensando que você já havia conseguido descer para um ponto menos distante... Citação: Criou-me espanto ver o novo layout do fórum. Sóbrio e moderno. Gostei! Obrigado. É preciso acompanhar as evoluções de software e oferecer um espaço mais atrativo. Citação: E, se por um lado, neste mês comemoraremos o sexto aniverário da CONCAVI, por outro, comemorarei o oitavo de casamento hoje... Gtande notícia! É para comemorar mesmo! Meus parabéns, extensivos à esposa. E que os vinhos estejam à altura do momento. Citação: Na medida do possível irei retornar ao fórum, aliás, já estou até abrindo um novo tópico. Será uma grande satisfação revê-lo por aqui. Ainda vou ler seu novo tópico. Grande abraço.
|
|
|
 |